quinta-feira, 3 de maio de 2007

Tabaco vs droga

A edição de hoje do Diário de Notícias dá conta das coimas a pagar por aqueles que violem a nova lei anti-tabaco.

É, no mínimo caricato, saber que quem fumar um charro é menos penalizado do que quem fumar um cigarro.
Sem dúvida que somos um país muito à frente...

11 comentários:

Anónimo disse...

já assim foi com o alcool e os charros na condução.
podias fumar umas ganzas e conduzir e ninguém te chateava, mas não podias beber 2 copitos e conduzir.
Além disso temos o caso das prisões em que vão ser distribuidas gratuitamente seringas para a droga...mas é proibido fumar.

Anónimo disse...

Parece que nos estamos a esquecer que o tabaco é igualmente uma droga e que por ser socialmente aceite atinge também os não fumadores que têm de "gramar" com o fumo dos fumadores. Não consigo deixar de me surpreender pela defesa cega que muitos fumadores fazem do seu VÍCIO e a sua pouca tolerância para com os vícios dos outros .Diria que isto é um problema cultural, pois se falássemos com alguns povos africanos ou sul-americanos, constataríamos que o dito "charro" é prática comum e perfeitamente aceitável, como por cá é o tabaco. Se outros argumentos não houvesse, vejam-se os rios de dinheiro gastos pelo SNS com as doenças provocadas pelo tabaco.
Para terminar, sobre a defesa de conduzir sob o efeito do álcool (2 copitos ) , é argumento que nem merece comentário, por ser demasiado idiota.

Anónimo disse...

Acho graça ao Ingénuo.
Pois já hoje é bem mais fino e de bem riscar uma coca e fumar um charro do que fumar ou beber uns copitos.
Pois tens toda a razão.
Tudo é uma droga, até a nossa vida em Portugal, é uma droga.
Mas comparar beber uns copos ou drogar-se, esta comparação deixa-me parvo.
Eu concordo que os fumadores respeitem os não fumadores, mas tambem exijo o contrário.
Fundamentalismos nunca.
É como os defensores dos animais, devem comer só ervas.
Depois é ve-los nos belos restaurantes a comer o melhor naco de vitela, aquilo que por vezes o comum povo não tem acesso.
E quando andam de carro, quantos insectos matam? Não são seres vivos na mesma?
Mas então sugiro que entremos nas ganzas e deixemos os copitos de vinho e os cigarros, porque são vicios de pobres. Viva o charro e a cocaina.
Como diz o Jorge Palma "deixem-me rir"

Anónimo disse...

Certamente que haverá um lugar para tudo. Depois de beber uma garrafa de vinho certamente que o melhor lugar para se estar não será ao volante de um automóvel... também certamente que o melhor local para se estar com uma criança de colo não será num café cheio de fumo prejudicial a qualquer adulto, quanto mais a uma criança em crescimento.
Certamente que haverá também um lugar para as linhas de coca e para as ganzas... embora depois de ler o sr. atento não consiga perceber bem qual. O alcool (acidentes, violência doméstica...) e o tabaco (cancros) têm levado muito dinheiro ao sistema nacional de saude e neste aspecto não há comparação possível com as ditas drogras ilegais.
não admira que uma comparação entre beber uns copos e drogar-se o deixe parvo... porque pela sua afirmação já o parece ser. Se o alcool é uma droga, ao estar a consumir já se está a drogar.
E depois da observação/ comparação entre vegetarianos e defensores dos animais, deixou de parecer para ter a certeza que é... parvo.
Alguns vegetarianos são por questões de saúde e nem se preocupam com os direitos dos animais. Muitos defensores dos direitos dos animais não são vegetarianos mas defendem um tratamento digno nos matadouros, o que não sendo um defensor acérrimo, me parece justo.
Quanto à ganza.. acho que já devia ter sido legalizado. a única ligação que pode ser feita às drogas duras é, pelo facto de não ser legal, ser vendida nos mesmos sítios. Isso implica que, mesmo quem quer só comprar um charro, acaba por ter contacto com realidades diferentes. E nem todos tem a mesma capacidade de fazer a diferençiação. Então temos míudos na cadeia porque tinham 10 gramas de haxe no bolso. O que é mesmo que ir para cadeia porque vai a conduzir com 0,5 de alcool no sangue. Nunca vi nas notícias alguem roubar ou causar disturbios por causa da ganza. Já estes acontecimentos relacionados aos toxicodependentes e aos embriagados, é o pao nosso de cada dia... Para conhecer a realidade é preciso conhece-la. E como diz o atento, para ser respeitado é preciso respeitar.

Anónimo disse...

A conversa do Legalize, que chamou parvo várias vezes ao Atento, é para mim uma conversa "PARVA" e agora chamo eu parvo ao Legalize.
Ganza-te à vontade ó meu...

Anónimo disse...

Resumidamente, parvoice é meter tudo dentro do mesmo saco...(coca e charros são realidades que não deviam ser confundidas, a não ser por quem insiste em continuar a confundi-las). E é com discriminação e fundamentalismos (que o ingénuo diz que não mas..) que a vida em Portugal continua a ser uma droga.
Quanto ao anónimo, já se percebeu a que saco pertence. Um expemplo a seguir? Espero que não, para bem de Portugal. LEGALIZE

Anónimo disse...

Parvo é o anónimo se não fumar também umas "passas"... roda isso... ó meu.

Anónimo disse...

Relativamente ao Atento e ao Anónimo, as considerações já foram feitas pelo Legalize. Quanto a este último apenas lhe digo que não disfarço "fundamentalismos"... apenas defendo convicções e nesse aspecto , sou mesmo radical !!!
Deixemo-nos de meios tons, todos a cair para o cinzento, e exercitemos o nosso dever cívico de forma clara e descomplexada. Só assim este país deixará de ser uma "droga".

Anónimo disse...

Muito bem ingénuo. É preciso lembrar que exercer o dever não é só defender a próprias convicções, mas também respeitar as dos outros. A nossa liberdade termina quando começa a liberdade dos outros. Se tiver que pagar uma multa por fumar num recinto fechado, que seja. Não importa se essa multa é mais cara ou não para quem for panhado a fumar um charro ou por não apanhar a caca que o meu cão deixa no passeio...

Anónimo disse...

burn one down

Let us burn one
from end to end
and pass it over
to me my friend
burn it long, we'll burn it slow
to light me up before I go
if you don't like my fire
then don't come around
cause I'm gonna burn one down
yes I'm gonna burn one down
my choice is what I choose to do
and if I'm causing no harm
it shouldn't bother you
your choice is who you choose to be
and if you're causin' no harm
then you're alright with me
if you don't like my fire
then don't come around
cause I'm gonna burn one down
yes I'm gonna burn one down
herb the gift from the earth
and what's from the earth
is of the greatest worth
so before you knock it try it first
you'll see it's a blessing
and not a curse
if you don't like my fire
then don't come around
cause I'm gonna burn one down
yes I'm gonna burn one down

Gostodela disse...

Já agora, o dinheiro também é uma droga porque quando nos falta começamos tipo a "ressacar" a ver a vida andar para trás!
Drogados somos todos nós, principalmente esses políticos e empresários corruptos que querem mais e cada vez mais e criticam-nos quando queremos fumar as nossas ganzas eles que fiquem lá com o seu whisky caro e charutos cubanos, pois nós já estamos fartos de estórias da carochinha e de falsos moralismos!
Legalizem a cannabis e derivados já!

Acerca de mim

Almeirim, Ribatejo, Portugal

Que horas são?

Pensamentos Anteriores

Visitantes